Tecnologia do Blogger.

LINKS

LINKS DE OUTROS SITES COM PROJETOS

http://www.jonasbairros.xpg.com.br/transmissores.htm

http://tutoriaiscaseiro.blogspot.com.br/2014/09/super-transmissor-de-fm-15km.html

http://www.te1.com.br/2008/12/transmissor-de-fm-potente-com-2n2218/#axzz49IrIfjmg

http://esquemaeletronico.blogspot.com.br/2011/01/circuito-de-transmissor-fm-35-w.html

http://inicial-jjsoundsoftware.blogspot.com.br/2012/01/super-lista-de-transmissores-para-todos.html

http://eletronicos.etc.br/esquema-de-transmissor/
terça-feira, 24 de maio de 2016

TRANSMISSOR DE FM DE 3W COM ALCANCE DE ATE 5KM

A FM módulo transmissor cuja descrição, constitui o ponto de partida para a criação de uma pequena estação de rádio, mas capaz de sustentar a comparação do ponto de vista da qualidade da emissão com outras estações de maior dimensão.

CARACTERISTICAS E ANÁLISES DO PROJETO

Com efeito, de acordo com a escolha da tensão de alimentação (9-12 V) pode ter uma potência entre várias centenas de miliwatts a 3 watts, entre 88 e 108 MHz. De medições verificou-se que com as potências de emissão nessa ordem, com uma antena adequadamente escolhida, pode ser transmitida em boas condições em toda uma população de pequenas dimensões. Normalmente precisa excitar o transmissor através de uma mesa de mistura que permite criar os efeitos sonoros desejados, sendo também, que a ligação direta de um microfone pode ser feita. 

O diagrama na Figura 1 para distinguir as duas partes do conjunto: a seção BF usa um clássico 741 montado como pré-amplificador com pré-ênfase; capacitor C3 atua sobre os agudos como uma curva padrão useg 50, de modo que a todos FM comercial built-in deemphasis compensar receptores. Pode-se esperar que a qualidade da BF chegue a um nível próximo do nível de Hi-Fi, mesmo que os problemas de ruído de fundo excessiva estiver presente, o 741 pode ser substituído por outros amplificadores operacionais de baixo ruído.

Ext. (Extensão) de entrada permite que o emitente a aplicar através de um resistor variável de 47 KW em série com um capacitor uF 2,5, praticamente qualquer tipo de equipamento de mistura. sinal amplificado BF é aplicado à capacidade variável diodo Dl, cuja missão é a frequência modular a saída do oscilador, um multivibrator composta TR1 e TR2. O sinal rectangular gerado pelo multivibrator torna-se passagem sinusoidal através do circuito sintonizado L1 / C10. 

A antena pode ser uma simples haste vertical, 90 cm de comprimento ao lado do circuito do emissor. Verificou-se que mesmo quando a antena está localizada no interior de um quarto, uma gama de emissão para se obter 2 a 3 km. Uma antena externa pode-se chegar a um raio de transmissão de até 5KM.


Perdas devido ao emprego de uma antena, cabo queda muitas vezes excedem o ganho descartar a antena em um telhado. É importante que o poder do emissor é bem filtrada porque, caso contrário, poderia produzir caminhos de feedback indesejáveis ​​em UHF. Em caso de dúvida, o melhor sistema de alimentação é uma bateria de carro.
O circuito da Figura 2, mostrada tamanho, e disposição de componentes em que a Figura 3, reproduzir todo o transmissor.

REALIZAÇÃO PRATICA
Execução de enrolamento Ll é realizada utilizando fio de cobre esmaltado ou 1 mm de diâmetro nua, serpenteando cinco espaçados em uma forma de bobinas mm de diâmetro l0. A separação exacta das bobinas é obtido quando o enrolamento é inserido nos orifícios de circuito impresso prevista para o efeito, no qual a bobina será introduzido completamente até à base das bobinas para descansar sobre o circuito impresso. 

A torneira intermédia é obtida soldando um fio nu, tal como, por exemplo, as resistências terminais não utilizados na terceira bobina, de modo que eles são dois circuitos em ambos os lados da bobina. 

Esta tomada é inserida dentro do buraco do circuito impresso provida entre R8, R9 (Figura 3). O cuidado nestas operações depende da bondade da operação do emitente. Os ajustes necessários são iniciadas através da aplicação de energia ao transmissor com um valor de 9 V a 12 V, 14 V também se os transistores estão equipados com aletas de refrigeração. um receptor de FM entre 88 e 108 MHz, o aparador C10 e, em seguida, ser regulada até ao desaparecimento de sibilante existente entre as estações irá ser definido, o que indica que está a receber o sinal do transmissor. 

Neste momento, R5 pode ser regulada de modo que é obtido o melhor som, considerando as condições de utilização do microfone. Tenha em mente, contudo, que existem geralmente diversas posições C10 correspondentes a uma recepção no mesmo receptor ponto quadrante. Isto é devido ao fenómeno de imagem de frequência e apenas uma das posições de C10 é correcta.

FINALMENTE
Os transistores TR1 e TR2 tenham atingido algum tempo durante a operação a alta temperatura que é de outra maneira normal; se for considerado excessivo, coolers colocando pequenas barbatanas resolver o problema. Após cerca de dez minutos de estabilização térmica, deriva do transmissor de frequência atinge um valor mínimo, desde que o conjunto tenha sido executado seguindo as instruções; ou seja, a bobina suportada no circuito impresso rigidamente, alimentar e antena descrito e, finalmente, a introdução do lado dentro de uma caixa de metal que servir de blindagem eléctrica. ligações de potência e BF entrada tão curto quanto possível, ser mantida.

Figura 1 (esquema teórico)

A Figura 2 (faixas circuito impresso)

Figura 3 (Prestação de componentes)
LISTA DE COMPONENTES
R1 = 27 KW 1/4 W
R2 = 27 KW 1/4 W
R3 = 1 MW 1/4 W
R4 = 1 MW 1/4 W
R5 = 47 KW potenciômetro
R6 = 15 KW 1/4 W
R7 = 270 KW 1 / 4 W
R8 = 10 KW 1/4 W
R9 = 15 KW 1/4 W
R10 = 4,7 KW 1/4 W
R11 = 4,7 KW 1/4 W

C1 = 270 nF poliéster
C2 = 5 uF electrolítica
C3 = 100 pF cerâmica
C4 = 10 nF cerâmica
C5 = 270 nF poliéster
C6 = 10 pF cerâmica
C7 = 22 pF cerâmica
C8 = 22 pF cerâmica
C9 = 18 pF cerâmica
C10 = 4 Aparador / 20 pF

Circuito Integrado IC1 = 741 (DIL)
TR1 = Transistor NPN 2N4427 ou equivalente. (2N3886) com aleta de arrefecimento.
TR2 = NPN Transistor 2N4427 ou equivalente. (2N3886) com aleta de arrefecimento.
D1 = Diode "varicap" BB105G

bobina de sintonização L1 = 5 voltas de fio de cobre esmaltado de 1 mmo, você ferida espaçadas 10 mm de diâmetro e comprimento da bobina aprox. 20 mm, Plano Médio, ver texto.
DIVERSOS:
1 microfone dinâmico ou de vidro
1 de circuito impresso 43 x 74 milímetros, veja a Figura 2
1 caixa de metal;
4 terminais para a banana, 2 vermelho, 1 verde e 1 preto,
conexão de fio.
Potência: 9 a 12 V DC

DADOS TÉCNICOS:
POWER: 9 a 12 V
ÂMBITO: 3 KM (optimamente)
CONSUMO: 300-400 mA
POWER: 3W
Frequência: FM; 88-108 MHz

versão reeditada por: JMB. Para quaisquer comentários: JMB4U@hotmail.com

2 comentários:

  1. Ola amigo,gostaria muito de conhecer os eu projetos,esquemas de transmissor de FM com alcance de uns 5 KM,si o amigo poder me atender envia para o meu E:mail paschoal_20121@outlook.com. . . . (Obrigado)

    ResponderExcluir
  2. vai toma no cu não dá pra ver esquema não viando

    ResponderExcluir